São Mamede-PB

Esse Espaço é dedicado a Historia de São Mamede

Hino de São Mamede-PB




Um Pouco de São Mamede-PB


Historia de São Mamede

São Mamede é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado na região do Seridó Ocidental, no centro do estado, mesorregião da Borborema e microrregião de Patos. Limita-se ao norte com Ipueira (RN) e Várzea, a leste com Várzea e Santa Luzia, ao sul com Areia de Baraúnas, Passagem e Quixaba, e a oeste com Patos e São José de Espinharas. A área territorial do município é de de 607 km², e sua sede situa-se a uma altitude de 263 metros.
O acesso ao município a partir de João Pessoa é feito pela rodovia BR-230, leste-oeste, em percurso de 278.50 quilômetros, passando por Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Soledade, Juazeirinho e Santa Luzia.
São Mamede é um dos municípios do Seridó e sua população tem fortes traços sanguíneos judaicos, já que seus descendentes fugiram da Inquisição.
História
Em 1702, chegou ao local onde hoje se encontra a cidade o sargento Matias Vidal de Negreiros, judeu-português fugindo da Inquisição e o alferes Marcos Rodrigues Cabral, além de Manoel Monteiro. Mas só em 28 de janeiro de 1762 é que Manoel Tavares recebia do Governo as terras de São Mamede pela Sesmaria nº 568.
A data oficial da fundação do povoado é de 5 de abril de 1903. Nas divisões administrativas do Brasil de 1936 até 1949 aparece como distrito de Santa Luzia. Sua emancipação política foi conseguida por força da lei nº 973, de 2 de dezembro de 1953.
Geografia
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[6] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Os solos do município, mal drenados e com problemas de sais, são pedregosos e têm fertilidade natural em geral média. Contudo, nos topos e altas vertentes, os solos são brunos não cálcicos, rasos e de fertilidade natural alta.
Religião
O município conta com as seguintes denominações cristãs: Igreja Católica, Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Missão Pentecostal e a Igreja Batista, Igreja Assembleia de Deus da Madureira.
Bairros
Bairros urbanos de São Mamede: Conjunto Agenor Rique, Conjunto Sabino Maracanã, Pau D'Arco, Boa Vista, Centro, Berra Bode, Conjunto Beira Rio, Conjunto Planalto.
Também existem aglomerações rurais, como a Rua da Poeira, margeando a BR-230 no sentido de Santa Luzia; e a Vila de Picotes.
Economia
As empresas atuantes com CNPJ totalizam o número de 63. A principal fonte de economia do município é a agricultura, com participação de 50% a 75% da renda municipal, seguindo o setor terciário, de 5% a 25%, e por fim o setor secundário, de 0% à 10%. Na agricultura destacam-se as plantações de algodão, feijão, milho e mandioca. Já na pecuária as criações de bovinos, caprinos, ovinos e galináceos, com produção de ovos.

Símbolos Oficiais da Cidade de São Mamede-PB

Brasão


Bandeira de São Mamede



Fotos de Nossa Cidade ontem e Hoje:









Historia do Santo São Mamede de qual originou o nome de nossa cidade




1 comentários:

Anônimo disse...

este corrcel azul pertencia a espedito pinicaca.

O seu comentário é sua total responsabilidade.