"Picotes a vila que o tempo não apagou" - 98ª Festa de Santo Antonio em Picotes, zona rural de São Mamede

A imagem pode conter: 2 pessoas, textoA vila de Picotes está situada entre o serrote fino e o serrote chato, zona rural do município de São Mamede/ PB. começou a surgir nos meados de 1913, com características de uma vila, casas de um lado e de outro, e ao centro a capela em homenagem a Santo Antônio que teve início no meados do ano 1920.

Picotes teve seu papel importante no desenvolvimento do algodão da região, pois era ponto de escoamento do ouro branco sertanejo. Além disso, na vila tinha uma feira nos sábados, com uma loja de mascate, bodega, bar e até uma casa de hospedaria, Picotes sempre foi alegre. Tinha uma escola onde o ensino era muito bom, com as professoras Severina Ramos, Daguia, entre outras. Tinha também uma festa dos azuis e vermelhos, que eram homens de cavalos correndo para acerta as argolas. Tinha barbeiro, uma simples pradaria, uma ótima parteira Tia Medina, e um dentista prático.
O povo de Picotes era uma verdadeira família, não era um lugar sem desenvolvimento, pois possuía fazendeiro com telefone, boa criação de gado, algodão e outras culturas de subsistência. Mas uma coisa não faltava, a fé e a perseverança em ver o sertão produzir. 

O queijo de coalho e manteiga, fazia a festas das feiras da região com seu sabor diferenciado. Como uma vila religiosa sempre teve a presença de Frei Damião e Frei Fernando nas idas no sertão. Até dormiu várias vezes na vila. Picotes com o declínio do ouro branco(algodão) perdendo mercado, a sua população começou partir para outros centros urbanos. Porém como filho da terra nunca esqueceu suas belezas naturais e espirituais que a fé nos passa, sempre festejando com muito amor a tradicional festa de seu padroeiro, o nosso Santo Antônio. A vila parou no tempo, mais seus filhos e admiradores não, Picotes se tornou uma vila de gravações cinematográficas e recebeu o slogan de "Vila do Cinema Brasileiro" frase essa gravado em lindo letreiro fixado na entrada da cidade de São Mamede às margens da Br 230, ação essa do atual prefeito Umberto Jefferson, que visa ainda mais expansão cultural e turística da vila de PICOTES e seu conteúdo  histórico. Também tem outros grandes atrativos, os esportes radicais, rapel, escaladas, caminhadas, trilhas ecológicas, locais idéias para amantes de fotografias, e uma linda preservação ambiental. 

Dia 13 de junho estamos fazendo a nossa tradicional festa de Santo Antônio. Começando às 19hs. Com missa celebrada pelo carinhoso Pe. Fabrício. A noite vai ser de festa e fé. Aproveite para reviver a história da vila.
Picotes mostra ao povo que o amor faz a diferença!! Participe e compartilhe, Picotes é um sonho pra ser vivido. Venha conhecer a vila que o tempo não passou. 
Picotes a vila dos seus sonhos!
Aqui tem!
Uma flora exemplar com plantas nativas que só o sertão oferece a você! E para olhar, conhecer,  fotografar e preservar. 

Aqui tem uma fauna de deixar muitos biólogos sem dormir, pela variedade de espécie e, como presente, uma orquestra musical natural de canto dos pássaros.

Aqui tem piscinas naturais em seus lajedos que convidam a um banho acolhedor. 

Aqui tem duas lindas serras, serrote chato e serrote fino. Esse último faz alegria dos atletas do rapel , escaladores e  trilheiros.  As trilhas levam a você a conhecer um lugar que lhe dá paz de espírito, basta fechar os olhos, silenciar e contemplar.

Aqui tem local pra você fazer fotos e filmagens maravilhosas, isso sem contar no tanque de Leó Brito que fica no serrote fino e nunca secou. Essa água é um milagre da natureza. 

Aqui tem a pedra do doido, tem as ruínas da antiga escola da vila, aqui tem um estilo de construção preservada.

Aqui tem a linda capela de Santo Antônio. Aqui tem vida, aqui tem história! Aproveitando esse momento, convidamos você para conhecer ou relembrar preciosos momentos na festa de Santo Antônio, dia 13 de junho às 19hs.com a celebração presidida pelo padre Fabrício. 

" O mundo é pequeno para quem não conhece Picotes "Aqui você vive um sonho!

" 98 anos de festa "
GAP. Grupo amigos de Picotes. Lelo. Também tem a galera da bike.


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.