Vila de Picotes 105 anos de Historia e Fé


A Vila de Picotes, do município de São Mamede, está completando 105 anos de história. 

Para sua comemoração, é importante recordar que a Vila foi de muita importância para a região na época do ouro branco, nosso algodão. Com a cultura desse recurso natural, diversas famílias se ergueram, mesmo sobre condições difíceis para os parâmetros atuais. Até hoje nos perguntamos: de onde vem tamanha resistência? Ousamos dizer que vem da fé e da garra do sertanejo porque desde tenra idade as crianças daqui aprenderam a viver com as dificuldades.

​O nascedouro da pequena vila se deu em 1913. Como sonho de seus moradores, o lugar foi habitado e já contava com uma pequena feira, bodegas, bar, hospedaria e escola. Ainda hoje os ensinamentos das professoras Severina Ramos e Daguia são docemente relembrados. Além delas, outros agentes como a parteira e comerciantes foram importantes por trazerem mais progresso e autonomia para a Vila.

Os moradores da vila, em períodos de inverno, como momentos de lazer, tomavam banho nos açudes e tanques formados nos lajedos da região.  As festas de Santo Antônio, padroeiro da Vila, bem como as de São João, eram iluminadas pelas noites de luar estreladas. Os moradores organizavam corridas  de argolas azuis e vermelhas sobre cavalos, verdadeira expressão de bravura e fé.

Mesmo com o passar do tempo, Picotes continua erguida, brilhando ainda mais como cenário dos Filmes: “Aspirina e Urubus”, do produtor Marcelo Gomes, “O deserto” dirigido por Guilherme Weber, “a Botija do véi Nicolau”  e o comercial da Nissan.  Todos eles com a participação de atores consolidados e reconhecidos no cenário regional e nacional.

Atualmente, além da preferência da Vila como cenário de produções audiovisuais, Picotes é terreno propício para a cultura da fé. A cada ano que passa, a Festa de Santo Antônio se engrandece. A Vila também recepciona Nossa Senhora da Conceição, padroeira de São Mamede.
Outrossim, a contemplação de sua natureza pujante é sede de ensaios fotográficos, meditação, visitas escolares, retiros espirituais e práticas esportivas (como a de bike, rapel, trilhas e escaladas). Fatores esses que motivam as constantes visitas ao lugarejo.

 No ano passado, incentivado pela Prefeitura de São Mamede, na pessoa do Prefeito Umberto Jefferson, Picotes foi sede do 1º FECUP – FESTIVAL CULTURAL DE PICOTES – com a exibição dos filmes produzidos na Vila. Nesse evento, a gastronomia do local foi degustada pelos presentes ao som das bandas de músicas e trios de forró que abrilhantaram o evento. Grupos de crianças e idosos fizeram belas apresentações e o “Clube do Fusca” marcou presença. Dado o sucesso do evento, é certa a sua inclusão no aporte turístico do sertão da Paraíba.

Na data que comemora a emancipação política de São Mamede, como forma de comemoração e valorização da história da região, usualmente se organiza um passeio ciclístico à Vila.

Nesse ano de 2018, Picotes já foi palco do Primeiro Carnaval dos “Picoteiros”. Nos 105 anos que comemora, a Vila está ainda mais graciosa, pois a chuva fez florescer e avivar as plantas que a formozeiam. Por isso, cheios de alegria, O GAP – GRUPO AMIGOS DE PICOTES – convida todos a conhecerem ou revisitarem Picotes, a vila do cinema Brasileiro porque, afinal, ela é sinônimo de alegria, fé, esperança, contemplação e resistência. Nosso maior patrimônio é sediar tudo isso como meio de prova de que aqui o tempo resiste! Parabém pelos seus 105 anos, Picotes!!!

Agradecemos ao Dr Jefferson, prefeito municipal, e seus secretários, em especial Diogo (secretário de cultura), às secretarias municipais pelo carinho com nossa Vila.

Somos gratos também ao blogueiro e Diretor de Gestão de Pessoas da Prefeitura de São Mamede, Zé Luiz, ao Deputado estadual Nabor Wanderley e ao secretário Estadual Lau Siqueira pelo esforço em realizar o FECUP e pela iniciativa de preservar a vila. Somos imensamente gratos ao Pe. Fabrício, verdadeiro Pai da comunidade, que exerce o sacerdócio com muito amor, carinho e doação ao povo. Agradecemos ao Seu Mirabor, filho da terra, que após alguns anos, retornou ao sertão que tanto ama.

O mundo é pequeno pra quem não conhece Picotes!

Texto Dra. Keyse com colaboração de Lelo (GAP) 
BlogSãoMamede1


1 comentários:

José VITORINO dos Santos disse...

Os meus pais, quando se casaram foram morar na vila e Picotes, nos meados os anos 30. Tenho uma irmã nascida lá. Fui em picote no começo dos anos 70. Estou planejando uma visita aos meus familiares em São Mamede e com certeza irei até Picotes. Sou neto do saudoso Faustino Soares Leite. Meus parentes em São Mamede s]ao: Pedro Faustino, Tia Chiquinha, esposa de Justo, além de varios outros familiares, como Edilma Lima, funcionária da OPrefeitura, Didi Taxista, ex- vereador.-

O seu comentário é sua total responsabilidade.