22 Anos depois, Antônio Mariz é símbolo de Ética e Competência a fazer muita falta

Resultado de imagem para antonio marizFoi um setembro de 1995, era sábado quando por volta das 17h58 fomos chamados a adentrar ao quarto anterior onde estava enfermo o governador Antônio Marques da Silva Mariz para ouvir do competente médico Ricardo Maia, que ele acabara de falecer, portanto, era dada a mim a difícil tarefa de anunciar sua morte.

Poucos sabem mas, antes de ir, apelei para o Secretário da Casa Civil, Ronald Queiroz, fazer o comunicado público pela função que exercia, mas este, sempre sereno e firme, declinou da missão se dizendo sem condições emocionais para tal. O mesmo fez o Chefe de Gabinete, Cláudio Paiva Leite, também abalado.

Restou a mim a dura tarefa de anunciar a morte de um governador competente, preparado para o exercício de reformas expressivas, mas que a morte e a pouca sorte da Paraíba não deixaram ele executar.

Eram só alguns metros da casa maior da Granja Santana, residência oficial do Governo da Paraíba para onde estava a Imprensa, mas para mim era uma distância imensa com o ardor da missão penosa de comunicar a morte, não só de um Líder incomum, mas de um Grande Projeto de redenção do Estado em termos de propostas ousadas nos diferentes níveis.

Com voz embargada, trêmulo, cumpri a mais difícil missão que um amigo pode cumprir no exercício do Poder, cujo saldo de apenas 9 meses de Governo sem chances de governar plenamente, Mariz se foi com 74% de aprovação, conforme pesquisa IBOPE que chegara na semana seguinte.

MUDANÇAS COM M MAIÚSCULO

Muito antes da obrigatoriedade dos governos exporem os números da gestão, Antônio Mariz implantou na Paraíba a publicação mensal das Contas nos veículos de comunicação do Estado.

Não havia a febre da internet, mas era assim que Mariz agia, com transparência total. Trouxe para o Estado o que fizera na Prefeitura de Sousa, em 1963.

Transparência, inclusão social e Desenvolvimento sustentável fazia parte do tripé do Governo de Mariz construído a muitas mãos importantes, como de Ronald Queiroz, Tânia Barcelar, Juarez Farias, Inaldo Leitão, José Costa, Mauro Nunes, Ademir Alves, Adalberto Barreto, Otacilio Silveira, Carlos Pereira de Carvalho e Silva e por aí vai.

MATAR A FOME PRIMEIRO

Imagem relacionadaMuito antes de Lula e do PT, Mariz já tinha como premissa prioritária atender com urgência a fome dos miseráveis paraibanos. Queria e exigia que o Governo fosse até eles resolver a comida permanente.

Com Mariz, pela primeira vez a Paraíba conviveu com a Transposição de água de Coremas para as Várzeas de Sousa.

Em pouco tempo de Governo ele consolidou o antigo sonho do Canal da Redenção, cujo efeito seguinte esteve muito abaixo da reforma agrária que Antônio Mariz desenhava para atender aos pequenos produtores e agricultores das Várzeas.

E com base em dados estatísticos existentes, Mariz tinha como meta buscar e construir novas vocações econômicas para o Estado, mas priorizando as políticas públicas para que mais precisava.

Era um governador utópico, socialista sem precisar estereótipos da Esquerda a quem sempre ajudou.
Mariz estava preparado, ou seja, com todo respeito a todos os demais governantes, ele foi quem melhor se preparou para uma gestão modelar e Reformista, certamente a desagradar setores reacionários intolerantes a mudanças de hábito político, mas o acaso e a História privaram a Paraíba dos avanços sócio - econômicos que tanto sonhou.

O imortal governador Antônio Marques da Silva Mariz, exemplar político e Servidor Público, ainda hoje faz muita falta, inclusive na cena nacional.

Lá se foi o Político nota 10.

UMAS & OUTRAS

...Quem convivia na intimidade sabia da correção perfeita de Mariz na família, nas amizades e no fazer político. Com  Ética,  coerênciae sabedoria, que não lhe faltavam.

...Mariz como senador foi o relator do Impeachment de Collor. A partir daí passou a conviver com os efeitos malignos da maldição da Casa da Dinda.

...O marido de Mabel Mariz, grande Mulher da vida política, foi quem iria resolveu as Várzeas de Sousa com o Canal da Redenção que ele construiu , mas a destinação seguinte mudou o rumo e objetivo do grande projeto para o Alto Sertão.

...Ainda em tempo: na eleição para o Senado em 1990, Mariz foi procurado às vésperas por Lucia Braga, que lhe garantia pedir voto para ele desde que se ausentasse do segundo turno. Ao ouvir a proposta, Mariz acabou a reunião é disse que não aceitava traição a um companheiro de partido e de chapa.

...Mesmo com essa postura Ética , setores ligados ao grupo Cunha Lima alimentavam indevidamente comentários de que Mariz teria feito acordo com Lúcia.

...Nem o fato de Mariz participar ativamente do segundo turno pro Ronaldo implodiu o fuxico comum na política.

...Como se vê, o ex-governador faz muita falta.

...Vem a caminho o Documentário - Mariz - A Utopia do Ser Tão"

ULTIMA

"O nome / a obra imortaliza..."

WalterSantos
WsCom

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.