Monumento aos pracinhas e ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial é inaugurado no Vale do Sabugi, Vídeo:

Ex-combatente  São-mamedense Cristino Terto

Foi inaugurado hoje, dia 28 de novembro de 2014, as 09h00 (manhã), o Monumento em Homenagem aos Pracinhas e Ex-Combatentes, de Santa Luzia-PB e Vale do Sabugi, da II Guerra Mundial (guerra que durou de 1938 a 1945).
DSC_2408
Proporcionalmente ao número de habitantes, Santa Luzia-PB foi a cidade brasileira que mais enviou combatentes a II Guerra Mundial.

DSC_2426
A construção do Monumento em Homenagens aos Pracinhas foi uma iniciativa da ONG Café Cultura em parceria com as famílias  dos soldados, de Santa Luzia-PB e Vale do Sabugi, que lutaram e defenderam a pátria durante a II Guerra Mundial, e apoio das prefeituras do Vale do Sabugi, do Exercito Brasileiro e do 1º BEC Batalhão de  Engenharia e Construção  do  Exército de  Caicó-RN.

DSC_2449
Alguns dos Pracinhas e Ex-Combatentes eram de regiões vizinhas, como Várzea-PB, São José do Sabugi-PB e São Mamede-PB, que na época da II Guerra Mundial, eram distritos de Santa Luzia-PB, ou seja, regiões que faziam parte da área de abrangência do município de Santa Luzia-PB.

DSC_2544
Estiveram presentes a solenidade de inauguração do monumento, militares do 1º BEC Batalhão de  Engenharia e Construção  do  Exército de  Caicó-RN; militares da 3ª Cia de Polícia Militar de Santa Luzia-PB, bem como,  militares do 3° BPM de Patos-PB, autoridades políticas do Vale do Sabugi, Pracinhas e Ex-Combatentes, juntamente com seus familiares, e familiares dos Pracinhas e Ex-Combatentes já falecidos, além do público em geral.

DSC_2475
O Ex-combatente São-mamedense Cristiano Terto, representando os Pracinhas e Ex-Combatentes, ao lado do Coronel Pagotti, do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), do 1° Batalhão de Engenharia e Construção do Exército de Caicó-RN, descerrou a faixa.

DSC_2512
A Benção do Monumento foi feita pelo Padre Elias Ramalho da Paróquia de Santa Luzia-PB, acompanhado do Padre Neto Nóbrega.

DSC_2410
O Monumento em Homenagem aos Pracinhas e Ex-Combatentes. fica localizado  na Rua Abel Coelho, Bairro Antônio Bento de Morais, em Santa Luzia-PB.

DSC08861
A idéia do projeto foi apresentado no dia 08 de fevereiro de 2011 em uma reunião realizada na sede da ONG Café Cultura que fica situado no Centro de Santa Luzia-PB.

RedeSertãoPB
Henrique Melo

Vídeo TV Santa Luzia


Slide musicalizado com a “Canção do Expedicionário”:
 





0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.