Estudante Orientado pela professora Sãomamedense Aliamara Kelly vence etapa nacional de concurso poético na cidade de Patos

O garoto José Henrique Cardoso dos Santos, 11 anos, estudante da Escola Estadual Normal Dom Expedido Eduardo de Oliveira, em Patos, foi o vencedor da Olímpiada Nacional da Língua Portuguesa Brasil, etapa município. Ele concorreu com dezenas de outros inscritos e a sua poesia foi escolhida através de uma comissão avaliadora.
José Henrique mora no Bairro do Frango e vem de uma família simples com mais dois irmãos. A mãe do garoto, a senhora Joana Darc Cardoso, recebeu a notícia dos professores da escola e disse estar orgulhosa do filho. “Tenho mais dois filhos e ele é o do meio. Não sabia que ele gostava de escrever poesia. Fico feliz com isso”, relata Joana.
A poesia do pequeno poeta patoense seguiu o tema nacional: O lugar que vivo! O garoto foi orientado pela professora Sãomamedense Aliamara Kelly de Morais que ensina a disciplina de português. “Para nós é uma grande satisfação. A gente vê através dele, um menino simples, um menino carente, humilde. A gente vê o reflexo do trabalho que a gente desempenha. Um trabalho feito com força acreditando no potencial do aluno. O aluno é capaz, o aluno sempre tem uma bagagem enorme”, relata Aliamara.
Entre os dias 25 de setembro e 10 de outubro as poesias vencedoras nos municípios concorrerão na etapa do Estado. A poesia de José Henrique irá para etapa estadual e, caso vença, seguirá para a etapa nacional da Olímpiada Nacional da Língua Portuguesa Brasil. Independentemente do resultado em outras etapas, o jovem já é um exemplo para os demais estudantes de Patos e do sertão.
 
 Veja a poesia vencedora:

Terra Abençoada
 

Patos, cidade do sol e calor
Comidas típicas com muito sabor
Terra abençoada pelo Nosso Senhor
Jovens tão lindas que parecem flor
 
Patos, Terra do conhecido feijão
Cidade do quente sertão,
Da santa colheita do algodão
Terra que dá lucros ao cidadão
 

Patos cidade rica em calçados,
24 de outubro seu aniversário
Cidade de um povo que não fica cansado
Terra de calor e de carinho arretado
 
Patos, cidade das economias
Um povo cheio de alegrias,
Grandes lojas de cias,
Terra que o povo trabalha todo dia.
 

(José Henrique Cardoso dos Santos)
 

 Jozivan Antero – Patosonline.com

 OUÇA entrevista com a professora Aliamara Kelly e o jovem José Henrique:


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.