PRA ONDE VAMOS?! Por Mario Bento

Ainda pouco, conversávamos Orama e eu sobre a crise profunda que assola impiedosamente a identidade política e moral dos partidos políticos no Brasil. Mas antes que eu elaborasse qualquer raciocínio que tangesse a nossa conversa inicial ele me atingiu com um cruzado demolidor, acertou-me o queixo, pra onde vamos?! Nocauteou-me em menos de um minuto. Fiquei imóvel por minutos estendido sobre a lona do ringue do papo, buscava desesperadamente o ar da vida até que veio o que ninguém deseja para quem está perdendo, o golpe de misericórdia – pra direita ou pra esquerda?!?!?! Sem socorro apelei, vamos para o centro. 

Mas Orama foi ainda mais cruel comigo – centro-direita ou centro-esquerda?! Fiquei sem escapatória, mas busquei uma solução mais radical. Vamos então para os extremos. Porém, o meu parceiro de papo tornou-se muito mais ranzinza e não me perdoou. Extrema-direita ou extrema-esquerda?! De fato, pra onde vamos, pra direita ou pra esquerda?! Detesto ter que aceitar as coisas como elas são, mas desta vez fiquei sem saída. Creio que o povo também não tem a curto, médio e longo prazo uma resposta concreta. Parece que os bons princípios surgidos a milhares de milhar de anos não fazem mais parte da formação humano foram relegados ao desprezo, o pior dos desprezos àquele que o povo faz questão de não lembrar, por uma razão muito simples: a generosidade da nossa legislação. Os políticos praticam atos esconsos amparados na lei da impunidade, lei específica criada para este fim: chamada de imunidade parlamentar. No meio jurídico há uma sentença que enche de esperança aquele que ler: a ninguém é lícito ignorar a lei; mas tal sentença não é o sentimento das esferas superiores do nosso país, estas estão protegidas por labirintos “legais”, pra onde vamos?!

Mario Bento


1 comentários:

Anônimo disse...

a cada dia fico surpreso com a cultura da corupiçao no nosso pais o relator da lei da ficha limpa icone da moralidade,da transparencia senador demostes torres, nao passava de um crapula da pior especie envolvido com a contravençao lamentavel so jesus na vida dos policos brasileiros, de manaus joao bosco de lima.

O seu comentário é sua total responsabilidade.